quinta-feira, 19 de maio de 2011

As Interrogações "musicológicas" para o João

Saí terça-feira da aula de violão inquieta. Estive pensando porque uma pessoa faz música para viver. O que oferece, o que traz, à que leva?
Então perguntei para o João (meu prof de violão) o que levava alguém a querer ser músico. Ele respondeu: "...porque a pessoa gosta."
Minha mente, nada satisfeita com a resposta que seria a única para 20 minutos de discussão, tinha lápsos de pensamentos superacelerados que questionavam sobre utilidade, profissão, funcionalismo, sociedade.
E o pecado maior para quem vai fazer 11 longos anos de Escola de Música foi: "...o que o músico faz?"
Como assim??? É ser muito retórico não? Músico faz a sublimidade acontecer, manipula pensamentos, incita opiniões, transmite seu eu, encanta, tranquiliza...usando a música.(...) Acho que foi  isso que entendi..rss.
Mas o que mais me chamou a atenção foi o João falando disso. Lembro-me do meu dentista dizendo que o meu tratamento foi um dos mais bonitos que ele já fez...mas são só dentes; para nós. Para ele é a real beleza. Ou um cirurgião achando lindo os pontos e cicatrizes que ficam na pele. Então, pense num músico falando de música. Era o João.  Ele parece uma mistura de socialista idealista com emancipador de gente, cara que não joga papel na rua, respeita faixa de pedestre e ainda é um esportista saudável, moço que muda gente sem querer.Depois daquele papo me deu vontade de largar a pedagogia e ir filosofar musicalmente.
Conclusão? Ele me fez pensar que ser músico é uma profissão como qualquer outra. Que esta, sozinha na sociedade, não funcionaria, como qualquer outra profissão que sucumbiria com a existência única, de si mesma.
E ao final ele disse: "...eu sou músico porque eu gosto." Que deleite é saber que ainda se pode fazer o que se gosta para sobreviver.
E quarta-feira o Flávio ainda acrescentou um fato bem relevante, música é distração, entreterimento...não dá pra viver ser essa graça.
Acho que vou fazer música, eu gosto..rss.

2 comentários:

  1. aeeeeeeeeeeeeee!
    Faça música, encante-nos com seus versos e melodias e voz de criança, rsrsr!
    Como diz a prof Beatriz, p vc ter sucesso tem que fazer aquilo q faz seus olhos brilharem!
    Larguemos a pedagogia, façamos o q gostamos!
    Muito bom texto!!!!
    Bjooo

    ResponderExcluir
  2. Lí esse Post por recomendação desse moça ai em cima.. a Bá...

    Lí pensando que seria um post normal como qualquer outro, mas me perdi nele e me encontrei filosofando tbm, me questionando em procura da verdade assim como a autora do texto. Parece que as respostas do João foram simples demais pra ti, parece que vc esperava dele respostas mirabolantes que em vez de responder te deixasse com mais perguntas, acho que todas as respostas tem que ser simples mesmo, contudo algumas não nos satisfazem...
    Musica.... música me completa, mas num sou músico. Talvez se eu fosse seria simplista assim como o João.

    ResponderExcluir